Sumário
1- Características únicas das capitais.
2- Como mudo de capital?
3- Palácio.
4- Consequências da mudança de capital.
5- Dizem que a capital não é conquistável, mas um jogador ficou-me com ela. Como é possível?

1- Características únicas das capitais:

* A capital não pode ser conquistada, mas pode ser completamente destruída, zerada.
* É impossível construir o Grande Quartel ou a Grande Cavalariça na capital
* Só podes construir o Pedreiro na capital o qual aumenta a resistência dos edifícios até 300%
* Podes aumentar os campos de recursos infinitamente na capital, pelo menos teoricamente, uma vez que irá chegar a uma altura que os teus armazéns não terão capacidade para suportar os elevados custos que serão exigidos.

2- Como mudo de capital?

Quando começas o jogo a tua capital é a tua primeira aldeia, no entanto podes mudar isso. Para mudar de capital tens que ter o palácio na aldeia que queres que seja capital e ser-te-á disponibilizada a opção de "Fazer desta aldeia minha capital". Podes mudar de capital quantas vezes quiseres.

3- Palácio:

Pré-requisitos: Embaixada nível 1, Edifício Principal nível 5, apenas um por aldeia, Versão do Travian
É no Palácio que vive o rei ou a rainha do teu império. Apenas pode ter um Palácio no teu reino de cada vez. Apenas no Palácio podes proclamar uma aldeia como sendo a tua capital.

Apenas no Palácio podes nomear uma cidade como tua capital.

A capital não pode ser conquistada. Também apenas na capital podes construir o pedreiro e evoluir os teus campos de recursos infinitamente.

No Travian 3 o Palácio pode ser completamente destruído independentemente de quantas você tiver.

4- Consequências da mudança de capita:

Se alteras a tua capital a antiga perderá todos os campos de recursos de nível superior a 10. O pedreiro será destruído, e poderás construir o grande quartel e a grande cavalariça que serão destruídos caso existissem na aldeia que transformaste em capital.

5- Dizem que a capital não é conquistável, mas um jogador ficou-me com ela. Como é possível?
A capital, de fato, não é conquistável, mas pode ser colonizável. Se tiveres mais que uma aldeia um jogador pode zerar a capital (destruir todos os edifícios). Depois disso a tua capital deixa de ser aldeia e passa a ser vale abandonado, pronta a ser colonizada por outro jogador qualquer, com colonizadores.

Fonte: Faq Travian PT