Mostrando resultados 1 até 6 de 6

Tópico: Uma dúvida sobre física

Pensa muito antes de postar Avatar de yen
    indo embora pra Pasárgada!! e pra pizzaria também. e pro Rio.

Padrão Uma dúvida sobre física

http://pt.wikipedia.org/wiki/Experim...raim_Steinberg

O experimento da dupla fenda de Aephraim Steinberg é um estudo de mecânica quântica que busca provar a natureza dupla de onda e partícula de partículas subatômicas. O experimento da dupla fenda clássico mostra basicamente que um elétron se comporta como partícula quando passa por uma fenda de uma chapa de metal e como onda quando passa pela mesma chapa com duas fendas. Além disso, se uma câmera apontar para o elétron na dupla fenda, ele voltará a se comportar como partícula - quase como se soubesse que está sendo observado.
    Entretanto, em junho de 2011, o cientista canadense Aephraim Steinberg conseguiu o que era dado como impossível, mediu tanto a posição como o momento (velocidade) de um fóton e descobriu que a partícula se comporta como onda mesmo quando passa por uma só fenda. Segundo a teoria da onda-piloto, o experimento parece comprovar que cada partícula passa por uma fenda normalmente, mas ela também possui uma onda associada, que passa como tal pelas fendas.
    Ou seja, o fóton é uma partícula e uma onda ao mesmo tempo. Isso aparentemente derruba o princípio da incerteza de Heisenberg, segundo o qual a mera observação faria o fóton se apresentar como uma partícula, portanto seria necessário escolher entre partícula e onda e o observador influenciaria o objeto observado. O novo estudo só foi possível com a técnica de medição fraca, que permite visualizar tanto o momento como a posição do fóton
    Sobre o termo em negrito, vocês poderiam me informar no que isto implicaria para a física moderna? .-.

Clique na barrinha e veja o cardápio!
    pizzaria dos travians: 19,1k de posts.[haters gonna hate]

"some men just want to watch the world burn"

Pode ser o Escolhido Avatar de Mistu Kenti

Padrão Re: Uma dúvida sobre física

Princípio da Incerteza de Heisenberg, a precisão com a qual determina-se a posição e a velocidade de uma partícula subatômica é inversamente proporcional.

Mais certeza de posição, menos certeza de velocidade, mais certeza de velocidade, menos certeza de posição.

Eu acho, posso também ter confundido completamente com outra coisa. Mas pelo que eu li do contexto do artigo, creio ser isso mesmo ;p

Para informações mais detalhadas, google it.
    Última edição por Mistu Kenti; 12-06-13 às 01:16

by Boi

Sua maior coleção é de advertencias Avatar de Japa

Pelo que eu entendi, no princípio de incerteza, é impossível um fóton de energia se comportar como onda e partícula ao mesmo tempo, mas de acordo com a experiência, o fóton se comportou como os dois por um mesmo período de tempo.

e no sentido de modificar alguma teoria, este experimento foi realmente algo que modifique muita coisa?

Passa muito tempo no fórum Avatar de Lobo Atroz

Não entendi muito bem, isso não era pra afetar o principio da incerteza já que eles não mediram a posição e o momentum na totalidade.

Heisenberg disse que se você multiplica a incerteza da posição com a incerteza do momentum, o resultado não pode ser menor que uma determinada quantidade. Sei lá, talvez a pesquisa com essa "medição fraca" tenha interferido menos na partícula e reduzido esse limite de incerteza, mas ainda sim, mantido uma boa incerteza.

Além disso, você pode saber o momentum de uma onda, mas se quiser medir a posição vai ter que interferir, e fazer isso faz com que a onda fique localizada e se comporte como partícula. É como se eu tivesse uma onda, tipo uma corda vibrando, e eu começasse a apalpar ela pra saber onde está, daí as cristas vão sendo reduzidas até que se torne uma partícula.
    Mas nesse caso ela mesmo com a observação não se apresentou como partícula, mas como onde e partícula ao mesmo tempo.
    Segundo a Science isso não destrói a quântica, mas "...mostra que o Princípio da Incerteza da Heisenberg não é tão rígido quanto parecia."

Não tenho certeza de nada =]
    "Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto."

Cosmos

Citação Postado Originalmente por Lobo Atroz Ver Post
    Não entendi muito bem, isso não era pra afetar o principio da incerteza já que eles não mediram a posição e o momentum na totalidade.

Heisenberg disse que se você multiplica a incerteza da posição com a incerteza do momentum, o resultado não pode ser menor que uma determinada quantidade. Sei lá, talvez a pesquisa com essa "medição fraca" tenha interferido menos na partícula e reduzido esse limite de incerteza, mas ainda sim, mantido uma boa incerteza.

Além disso, você pode saber o momentum de uma onda, mas se quiser medir a posição vai ter que interferir, e fazer isso faz com que a onda fique localizada e se comporte como partícula. É como se eu tivesse uma onda, tipo uma corda vibrando, e eu começasse a apalpar ela pra saber onde está, daí as cristas vão sendo reduzidas até que se torne uma partícula.
    Mas nesse caso ela mesmo com a observação não se apresentou como partícula, mas como onde e partícula ao mesmo tempo.
    Segundo a Science isso não destrói a quântica, mas "...mostra que o Princípio da Incerteza da Heisenberg não é tão rígido quanto parecia."

Não tenho certeza de nada =]
    acho que a última frase resume todos nós! kkk

bem, a ciência é disto, uma teoria aparece, e outras vem para ou comprova-as ou para mostrar que estão erradas ou por acidente faz isto! XD

mas isto é estranho, bem, lógico que num quarto escuro eu quero encontrar uma bola, eu posso jogar uma água no quarto e observar onde ela esta, por movimentos calculados, poderei saber a posição final dela também. mas se for uma onda, as coisas serão bem diferentes. o que o cara diz é que a bola tanto é uma partícula quanto uma onda e o ato de eu jogar água no quarto não modifica isto. bem, vendo agora, isto não muda muito o princípio da incerteza, apenas mostra que temos muito a entender e a explicar sombre este mudo da física quântica!

mas algumas outras teorias levam em conta este princípio da incerteza, logo teríamos que rever todos estes outros?

Tópicos Similares

1. duvida sobre vip plus de 1 ano
    Por odim no fórum Arquivos do Jogo
    Respostas: 3
    Última Mensagem: 27-12-10, 10:35
  2. Dúvida sobre Ban
    Por Jerry no fórum Arquivos do Jogo
    Respostas: 2
    Última Mensagem: 24-10-10, 16:52